sábado, setembro 19, 2009

IGUAÍ - Fonte de beber água


visão lá de casa



IGUAÍ - Fonte de beber água

- por meu pai


Pequeno pedaço de vida!

De minha vida e outras vidas

Pessoas que se encontram e se irmanam

Que se afastam, mas, não se desligam.

Pequeno pedaço de terra!

Onde tudo o que planta fertiliza

Onde o que brota floresce

Onde o que nasce colhe.

Pequeno pedaço de sol!

Suas fontes são cristalinas

Seus rios vicejam pelos prados

Seus filhos, lá fora são pródigos.

Pequeno pedaço de estrelas!

Sua história ilustra as histórias

Seu nome resplandece vitorioso

Sua glória está entre as glórias.

Pequeno pedaço de harmonia!

Das suas fontes brotam filetes d’água

Que sacia a sede dos que a bebem

E que assim fazendo jamais esquece.

Pequeno pedaço de minha história!

Aqui descrevo toda sua beleza

Regozijando-me de pertencer a ti

De conviver entre seus frutos

Que são seus filhos, meus irmãos.

Grande pedaço de poesia!

Valdilson da Hora Cunha, em Visódia.




IGUAÍ - Fonte de beber água

por mim


Daqui sinto a natureza.

Águas frias escorrem por meu corpo,

A sensação que sinto é o alívio.

O rio parece levar por um instante

Os problemas que me angustiam.

Aqui sinto cheiro de mata,

Ouço hinos da fauna.

Eis Iguaí, um retrato do ainda vivo.

Vestígios de ‘civilização’, recém-chegados, cravam a sua bandeira.

Deixa a sua marca: te urbanizam.

Não sei o porquê,

Mas quando me lembro de você

As imagens que vêm à mente

Não são de concretos.

São imagens de vidas habitando o simples,

São do doce sabor de teus aromas,

Da divina bênção-unção de tuas águas

E de todo esse círculo natural interligado a Deus,

Que persiste em permanecer e fazer bem.

Assim és.

Eric Brito Cunha, 2001 (15 anos)





Um comentário:

Plin Plin ♥ disse...

nossa ...nao vejo a hora de conhecer..terra do meu amado!